Empresas já não vivem sem os posts nas redes sociais


Há quem diga que já ninguém consegue viver sem estar ligado à rede e que são os pontos de encontro virtuais que mais cativam, desde os mais velhos aos mais pequenos. As redes sociais vieram para ficar na nossa vida e os telemóveis e tablets vieram aumentar essa projeção.

Ao falar de redes sociais em Portugal, é inevitável referir o Facebook. A marca criada por Mark Zuckerberg é a que obteve maior massificação, sendo o palco preferido de partilha. E neste caso não é apenas da vida privada, mas igualmente de temas transversais e sociais. Por vezes, é o local onde a informação chega em primeiro e há quem consulte a rede para se informar sobre a atualidade, preferindo o Facebook ou Youtube aos meios de comunicação social (digitais e em papel).

Por esse motivo, Paulo Barreto, diretor do Facebook em Portugal, referiu em entrevista ao jornal Público que o objetivo da empresa passa por se assumir como a plataforma preferida dos anunciantes. «Os utilizadores em Portugal são dos mais ativos do mundo. Têm vindo a aumentar o tempo que passam no Facebook. O número está sempre a mudar, mas, em média, as pessoas estão 47 ou 48 minutos, por dia, no Facebook», diz. Parte das receitas vem do mobile e a meta é concorrer com a televisão na conquista de quota de mercado.

 

Se há algum evento ou novidade de interesse a partilha nas redes sociais é imediata

redes sociais

Também o Google tem um crescimento semelhante e apesar de ter sido criado há muitos anos continua a crescer a dois dígitos. Por isso, num momento em que as redes sociais tomam conta da vida virtual (e real) dos internautas, coloca-se a seguinte questão: quais as maiores redes sociais do mundo?

Os dados são de 2013, mas permitem ter uma noção do impacto e peso das redes sociais na vida das pessoas. São elas:

Facebook – com 1,15 bilião de utilizadores únicos

Youtube – 1 bilião de visitantes

WhatsApp – 350 milhões

Google+ – 327 milhões

Tumblr – 300 milhões

Twitter – 240 milhões

 

As redes sociais têm uma projeção global, facilitando que uma informação tenha um alcance mundial em poucos minutos

 

Estudos recentes indicam que os portugueses consultam diariamente estas redes e que passam mais de 60 minutos nestas plataformas. É por isso que as empresas apostam cada vez mais nestes meios digitais, que são autênticos fenómenos mundiais de disseminação de informação. Porém, a sua gestão não é tão simples como pode parecer à primeira vista.

Nas redes sociais há uma partilha constante de toda e qualquer informação (verídica e falsa), existindo igualmente o risco de desinformação. Tudo o que se faz nestas plataformas é viral, pelo que as empresas não conseguem simplesmente eliminar uma mensagem errada ou que foi mal interpretada. Daí, o recurso crescente a gestores de marketing digital e de redes sociais. O acompanhamento especializado possibilita uma comunicação eficaz, assertiva e dirigida ao público-alvo.

A rede social é cada vez mais enquadrada numa estratégia de negócio, pelo que tem que ser gerida com o mesmo profissionalismo que uma página web ou o contacto presencial com o cliente. Transparência é um dos valores a considerar para que a empresa consiga fortalecer a sua marca junto dos potenciais consumidores e assim fidelizar os internautas, que crescentemente recorrem ao meio digital antes de efetivarem uma compra ou consumo de serviço.

 

Ao consultar uma empresa especializada em serviços de marketing digital e gestão de redes sociais irá perceber como uma boa presença virtual vai gerar maior volume de negócios

Marketing digital ou tradicional? Qual a melhor escolha?


O mundo dos negócios tem mudado bastante nos últimos anos, assim como o consumidor. Hoje sabe-se que mais de metade dos processos de compra se iniciam na web, seja através de pesquisa de produtos, suas características e preços ou da consulta das várias empresas que oferecem o mesmo produto/ serviço e qual a que se destaca mais da concorrência. Por outro lado, estima-se que um terço dos portugueses faz as suas compras através de lojas virtuais.

Por isso, o recurso a ferramentas de marketing nunca foi tão importante. Contudo, no caso das compras online e dos negócios virtuais, as técnicas de marketing digital são bastante diferentes das tradicionais. São mais refinadas e exigem a estruturação de um conjunto de ações mais global, que promovam a interatividade junto de uma audiência gigantesca. No marketing digital a comunicação continua segmentada, mas não basta chegar a quem se desloca à loja, mas sim a todos os potenciais consumidores que estão do outro lado do ecrã. E esses são quase impossíveis de contabilizar.

O marketing digital é capaz de influenciar a decisão de compra ainda antes do consumidor sair de casa

Redes Sociais

Todas as empresas necessitam do marketing digital. Esta técnica de promoção e divulgação de um produto ou serviço online não é fundamental apenas para quem tem a componente de «e-commerce». Se tivermos em consideração que o consumidor da era das novas tecnologias gosta de pesquisar e se informar sobre o produto que quer antes de iniciar o processo de compra, a presença na internet é essencial. Porém, não basta estar na web, há que estar bem posicionado, ter um website de qualidade e acima demarcar-se da concorrência (tal como fazem as lojas físicas através de ações de marketing), que no caso do mundo online, é maior e está apenas à distância de um click.

O papel das redes sociais ganha destaque na estratégia de marketing digital. Facebook, blogs, Twitter, aplicações móveis, SEO ou e-mail são exemplos de ferramentas que há muito deixaram de ter apenas uma função lúdica. Estas são cada vez mais usadas no contexto empresarial para chegar à audiência e sobretudo para perceber o que é que o consumidor quer e precisa.

Apenas o marketing digital dá visibilidade online a uma empresa, destacando-a nos motores de busca

No caso virtual, não basta estar presente na web. A empresa tem que ser encontrada e a melhor forma disto acontecer é através dos motores de busca. Estas ferramentas são a opção instintiva para qualquer utilizador que precisa de fazer uma pesquisa. Portanto, qualquer empresário que pretenda mostrar os seus produtos/ serviços ao potencial comprador tem que conseguir aparecer nesses motores de busca, sobretudo no topo das possibilidades, já que o cliente digital tem tendência para clicar nas primeiras sugestões que surgem no motor de pesquisa. As possibilidades dentro do marketing digital são inúmeras, pelo que com aconselhamento profissional especializado conseguirá tirar o melhor partido das que se adaptam ao seu negócio.

Ao contrário do marketing tradicional, em que o produto está exposto nas prateleiras a aguardar pelo cliente e o empresário apenas tem que se preocupar com a concorrência daquela zona limítrofe, no marketing digital o cliente não tem a oportunidade de tocar ou experimentar o produto, pelo que as pontuações, comentários de outros clientes e ligações a outras páginas credíveis ditam a escolha do comprador.

No marketing tradicional, a promoção de um produto ou serviço atinge uma audiência muito específica e é limitada, pois está sobretudo ao alcance de quem vê os anúncios, outdoors ou reportagens em jornais numa determinada zona. O marketing centra-se bastante nas qualidades físicas do produto/ serviço e está dependente do contacto presencial com o cliente. No marketing digital, pode-se convidar um cliente de qualquer parte do país (ou até de fora) para ir à loja conhecer o produto ou simplesmente vendê-lo para o outro canto de mundo, sem ter havido um contacto presencial.

As possibilidades do marketing digital face ao marketing tradicional são quase infinitas. No mundo virtual os consumidores sentem-se mais livres para consultar vários produtos. Já o empresário encontra clientes que se relacionam mais com os produtos, que são mais interativos e que emitem mais opiniões. Tudo fatores importantes para criar a melhor estratégia empresarial com base naquilo que o cliente quer. Além disso, o investimento em marketing digital tem um menor custo, pelo que o empresário tira o melhor partido das estratégias de venda, obtém uma maior influência sobre o poder de decisão de compra e com um orçamento menor.

Para fazer o melhor uso das ferramentas de marketing digital é essencial que procure apoio de especialistas nesta área para dar os primeiros passos

Meta tags fornecem uma breve descrição das páginas


Palavras-chave são essenciais para a criação das meta tags

O especialista em marketing digital Cyrus Shepard não tem qualquer tipo de dúvidas: a principal obrigação dos bons profissionais em optimização de sites é contribuir para que os motores de pesquisa consigam entender qual é o conteúdo de uma determinada página. Afinal de contas, ao contrário dos internautas, estes mecanismos não conseguem ler os portais e, por esse motivo, precisam de receber pistas sobre a sua importância, uma atitude fundamental para que se alcance o objectivo de qualquer estratégia de SEO (ou seja, de Search Engine Optimization): atingir a primeira página do Google, que abrange cerca de 87% dos cliques de todos os utilizadores.

As palavras-chave são os principais passaportes para chegar ao topo deste motor de pesquisa. Realmente, o Google dá imensa importância às keywords para definir a posição dos portais ao se pesquisar por um determinado tema. No entanto, a escolha das palavras-chave que devem marcar presença ao longo de um texto de copywriting digital, por exemplo, tem de obedecer a alguns critérios. Um deles estabelece que estas expressões nunca poderão ser demasiado generalizadas. Pelo contrário: as melhores keywords são específicas e relacionadas directamente com os produtos e serviços da empresa que detém um certo site.

Para além de serem as protagonistas dos artigos de copywriting do portal (agrupados num blog, por exemplo), as palavras-chave têm de ser igualmente utilizadas nas meta tags.

Que tipos de meta tags é que podem ser utilizados? marketing digital - meta tags

As meta tags são uma excelente ferramenta de SEO, permitindo que os especialistas em marketing digital divulguem o conteúdo de um determinado site aos motores de pesquisa e ainda a todos os potenciais consumidores. Para isso, estes códigos incluem algumas descrições de um determinado projecto.

É muito importante que as meta tags sejam bem executadas, uma vez que cada sistema apenas processa aqueles elementos que consegue compreender, ignorando os restantes. Estas meta tags são adicionadas à secção <head> da página HTML, ou seja, trata-se de códigos que são inseridos no cabeçalho.

Vejamos, então, alguns tipos de meta tags. Por exemplo, o código <meta name=”description” content=”A description of the page” /> disponibiliza uma breve descrição de uma certa página. De resto, em alguns casos, este conteúdo é utilizado como uma parte de um snippet. Para quem não saiba, os snippets são umas pequenas linhas de texto que surgem juntamente com cada resultado de pesquisa. 

Eis outros exemplos de meta tags: <meta name=”robots” content=”…, …” /> e <meta name=”googlebot” content=”…, …” />. Estes são códigos que controlam, por exemplo, a indexação dos mecanismos de pesquisa. Deve-se destacar ainda outra tag extremamente importante: <meta http-equiv=”content-language” content=”pt-pt” />. Afinal de contas, graças a este código, torna-se possível definir o idioma da página, o que permite que os mecanismos de pesquisa redireccionem para os portais com a respectiva linguagem.

Fonte: «More than Keywords: 7 Concepts of Advanced On-Page SEO», de Cyrus Shepard, do site Moz, e Ajuda do Google 

Descubra mais sobre a importância das meta tags, através do blog O-que-SEO

SEO em Portugal cria inúmeros postos de trabalho


Optimização de sites traz uma nova vaga de oportunidades profissionais

Apesar de o desemprego continuar a registar índices preocupantes no nosso país, a verdade é que têm surgido novas oportunidades profissionais, oriundas de uma evolução tecnológica ininterrupta. Por exemplo, o crescimento da importância das plataformas digitais está na origem do desenvolvimento do SEO em Portugal, ou seja, da optimização de sites de empresas que desejam conquistar uma excelente visibilidade online, mantendo a fidelidade de antigos clientes e cativando a atenção de novos consumidores.

O copywriting ganhou um novo fôlego com este «choque tecnológico». Logo, para além de os redactores de publicidade se dedicarem à escrita de cartazes de rua ou de anúncios televisivos e radiofónicos, estes profissionais também têm aplicado toda a sua criatividade nos meios online, o que tem gerado novos postos de trabalho, havendo, inclusive, copywriters que apenas investem no SEO em Portugal.

No entanto, deve-se frisar que a redacção de artigos para a Internet obedece a um conjunto de regras. É, aliás, por esse motivo que surgem constantemente novas aulas virtuais, ministradas por especialistas em SEO em Portugal (e não só) que divulgam pontos de vista interessantes sobre a prática de copywriting. O e-book 5 P Approach to Copy that Crushes It é um dos exemplos.

Simples e imprevisível: estas são as principais características de um bom texto de copywriting SEO em Portugal

Neste documento, são enumerados os passos obrigatórios para que se pratique um copywriting de qualidade no SEO em Portugal. Em primeiro lugar, sublinha-se a óbvia relevância de uma premissa. A construção de uma ideia só pode acontecer, após o copywriter conseguir entender tanto o mercado, como o público-alvo, de um determinado produto ou serviço.

Porém, há certos ingredientes universais que compõem qualquer premissa. Todas as ideias têm de ser… imprevisíveis! Haverá melhor forma de chamar a atenção dos leitores, sem se recorrer à surpresa? Realmente, se um internauta começa a ler um certo artigo e fica convencido, ao concluir a primeira linha, de que aquele texto não lhe irá acrescentar rigorosamente nada, acaba por abandonar esse trabalho e a mensagem nunca será transmitida. Logo, uma premissa tem de gerar curiosidade. Uma ideia tem a obrigação de cativar o internauta e levá-lo a ler para além da primeira linha.

Ser simples pode ser bastante complicado, mas esta é igualmente outra regra para a construção de uma premissa «de ouro»! Contar muito, em poucas palavras, é um dos segredos do copywriting de qualidade. Por isso, caso tenha uma óptima ideia para começar um texto, reduza-a a um parágrafo. Depois, diminua a premissa para apenas duas linhas. De seguida, tente resumir ainda mais.

Fonte: 5 P Approach to Copy that Crushes It, do site Copyblogger

Descubra outras regras importantes de copywriting para desenvolver uma estratégia de SEO em Portugal de qualidade, através do blog O-Que-SEO

A importância da landing page para o sucesso do SEO


Landing page: a porta de entrada de qualquer negócio online

Uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou seja, de optimização de sites) nunca conseguirá sobreviver sem uma landing page de qualidade. Na verdade, este é um elemento imprescindível para que o SEO atinja o seu principal objectivo: converter internautas em consumidores de um determinado serviço ou produto.

A que se deve tamanha importância? Afinal de contas, as landing pages são páginas de entrada ou de destino, sendo, frequentemente, o primeiro contacto que os internautas têm com um certo negócio, visto que é aquele meio que traz um utilizador a um portal. Em modo geral, os internautas chegam às landing pages, através dos resultados dos motores de pesquisa, dos cliques no banner ou dos anúncios de links patrocinados. Portanto, é mesmo obrigatório que estas páginas de destino ou de entrada se distingam por serem objectivas, bem explicadas e segmentadas.

Realmente, perante tanta relevância, quando as landing pages têm pouca qualidade, todo o planeamento de SEO fica comprometido e haverá apenas um único efeito: o afastamento do tráfego, o que conduz a um prejuízo da empresa que, apesar de ter investido bastante no marketing digital, acaba por registar um baixo número de vendas e de lucro.

Uma página extremamente objectiva e com um design limpo: eis os segredos de uma correcta landing page seo

Alguns dos erros mais comuns na criação de uma landing page são os títulos mal construídos. Aliás, o especialista em SEO Brian Clark até chega a afirmar que o pleno sucesso de uma página de entrada ou de destino depende unicamente dessas headlines. Trata-se de uma simples linha que, no entanto, tem de cativar imediatamente a atenção de cada um dos utilizadores. Sendo assim, um título bem produzido, por si só, assegura a eficácia da landing page. De resto, Clark aconselha que haja uma mudança constante de headlines

A dispersão também pode ser fatal para o êxito de uma landing page. A verdade é que a teoria de que as escolhas múltiplas tornam os consumidores mais felizes tem se revelado uma falácia. Pelo contrário, quando uma firma investe na apresentação de uma variedade de alternativas – numa única vez – os consumidores decidem-se… por não escolher rigorosamente nada! Uma página de entrada ou de destino só é bem construída quando se foca apenas num único tema, que se encontra exposto de uma maneira clara. 

Finalmente, deve-se ter atenção ao design. É essencial que a imagem de um página seja limpa e que nunca cause confusão ou distracção aos visitantes para conduzi-los facilmente à aquisição de um serviço ou produto.  

Fonte: «5 Landing Page Mistakes that Crush Conversion Rates», de Brian Clark, do site Copyblogger

A capacidade de construir boas landing pages é a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer estratégia de SEO