GOOGLE SEO

Google SEO:

Antes de responder à óbvia pergunta “Porquê SEO no Google?”, é importante esclarecer o Papel dos Motores de Busca e como estes se tornam uma porta de entrada para potenciais clientes.

Motores de Busca como Porta de Entrada de Clientes:

Exemplo dos dias de Hoje:

Imagine que estava interessado(a) em mudar os pneus do seu carro:

Como comparava preços, oficinas, modelos, etc.?

Começava por pedir informações nas oficinas que conhece, procurava nas páginas amarelas ou pesquisava Online?

Se optasse pela Pesquisa Online, qual seria o seu primeiro passo na recolha de informações sobre os pneus pretendidos? Provavelmente pesquisava, num Motor de Busca, algo como “preços de pneus” ou “preços de pneus de carros”. De seguida, consultava os resultados mais relevantes da pesquisa e tomava as suas decisões, com base nas informações recolhidas.

O outro lado:

A Oficina X, não tem um “site SEO” e, por isso, não está num Lugar de Destaque nos motores de busca. Como tal, não é descoberta por si nem por ninguém com a mesma necessidade. Desta forma, falha assim uma etapa indispensável do seu processo de decisão de compra – a “Avaliação de Alternativas”. Portanto, além de o cliente ser prejudicado por não ter acesso a toda a informação, a Oficina X acaba por perder uma oportunidade de negócio, por não se encontrar em Lugar de Destaque nos motores de busca, não entrando no processo de decisão de compra dos potenciais clientes, ou seja, não vendendo!

Porquê SEO no Google?:

O Google, no mercado português, é claramente o motor de busca mais utilizado. Por isto, torna-se indispensável que os sites estejam em lugares de destaques no mesmo.

Dados: Quota de mercado dos Motores de Busca em Portugal de 2011, fonte Statcounter:

  • Google: 96,77%
  • Bing: 1,92%
  • Sapo: 0,49%
  • Yahoo!: 0,31%
  • Ask: 0,13%
  • Outros: 0,13%

Quando falo em “Lugares de Destaque” no Google, refiro-me a um lugar no TOP 10, ou seja, na primeira página. Porque é que é importante estar no TOP 10 do Google? Porque segundo um estudo recente da empresa Optify , na primeira página do Google, o valor da CTR (Click-through rate, isto é, taxa de cliques) é de 89%.

Podemos então concluir que, se um site não se encontra nos primeiros 10 lugares do Google, perde, pelo menos, 89% dos cliques.

Sabe qual é o lugar do seu site no Google? Peça um Relatório SEO!

Relatório Grátis SEO

Filipe Pequito

Licenciado em Gestão de Marketing no ISCTE Business School em Lisboa. Certificado pelo Google em Campanhas de Google Adwords. Desde 2011 na empresa Made2Web na área de Marketing Digital.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusRedditDelicious

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


6 − 5 =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>