Palavras-chave na Optimização de Sites (SEO)

Palavras-chave na Optimização de Sites (SEO)

A “Palavra-chave” é a expressão, que pode ser composta por várias palavras, que escolhemos para realizar uma pesquisa num Motor de Busca. Na página de resultados obtemos uma lista de links para sites que têm conteúdo relevante para a pesquisa em causa.

Tipos de Palavras-Chave

  • Palavras-chave Gerais - Termos genéricos, normalmente constituídos por 1 só palavra;
  • Palavras-chave Específicas - Habitualmente constituídas por várias palavras. São também chamadas de “Long Tail”, nome popularizado por Chris Anderson. Usando a imagem do dinossauro, a cabeça corresponde a uma palavra-chave genérica, da qual resultam inúmeros resultados, muitas vezes não correspondendo àquilo que o usuário realmente procura. Já a cauda, representa as palavras-chave específicas, para as quais o número de resultados é menor, mas a probabilidade de corresponderem exactamente ao que o utilizador procurou é muito maior. Assim, quanto mais variações de palavras-chave específicas tivermos para o nosso website, maior a probabilidade de quem clica no seu link estar a encontrar exactamente o que procura.

Esquema Palavras-Chave SEO

Exemplo: Quero comprar uns Sapatos Novos

Se pesquisar no Google apenas a expressão “Sapatos”, na primeira página de resultados encontro blogues sobre moda, lojas online, a descrição da Wikipedia e algumas páginas do Facebook. Esta pesquisa foi realizada com uma Palavra-chave Geral, que apresenta como principal desvantagem o facto de haver vários websites a lutar por um lugar de destaque na página de resultados. Estes não trabalham para o mesmo nicho de mercado (ex: blogues, lojas online, redes sociais, etc.), o que condiciona uma elevada concorrência para uma mesma Palavra-chave. Quem deseja comprar sapatos, normalmente não utiliza uma palavra-chave tão geral como “Sapatos”, mas uma palavra-chave específica, tal como “lojas de sapatos online”, encontrando exactamente o que procura.

Porque é que isto é importante na optimização do seu site?

É importante, porque não vale a pena investir em Palavras-chave Gerais, as quais, pela elevada concorrência, terão mais dificuldade em alcançar os primeiros lugares na página de resultados. Assim, se optimizar o seu site utilizando Palavras-chave Específicas, maior será a probabilidade de aparecer nos lugares cimeiros e de, quem procura o seu produto, o encontrar.

Será que o seu site está optimizado para as Palavras-Chave Corretas?

Relatório Grátis SEO

 

Filipe Pequito

Licenciado em Gestão de Marketing no ISCTE Business School em Lisboa. Certificado pelo Google em Campanhas de Google Adwords. Desde 2011 na empresa Made2Web na área de Marketing Digital.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookGoogle PlusRedditDelicious

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


9 × = 63

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>